Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


catarata

Catarata

A catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos. Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal. Atualmente, a técnica cirúrgica mais moderna para o tratamento da catarata consiste na remoção do cristalino por microfragmentação e aspiração do núcleo, num processo chamado faco-emulsificação, e posterior implante de uma lente intra-ocular. A evolução da técnica permite hoje incisões muito pequenas, entre 2 e 3 milímetros, o que dispensa a necessidade de sutura e possibilita que o paciente seja submetido à cirurgia de catarata com anestesia tópica (apenas colírios), saindo da sala de cirurgia já enxergando, com uma visão bem próxima da visão esperada, a qual costuma ocorrer em cerca de 1 mês após a cirurgia.

Causas


  • Idade

A degeneração do cristalino com a idade é a principal causa de catarata, sendo acelerada por doenças ou fatores ambientais como radiação e tóxicos.

  • Trauma

Acidentes com penetração de objetos nos olhos ou traumas sem corte podem danificar o cristalino levando fluidos de outras partes do olho a entrarem no cristalino, obstruindo assim a luz de checar à retina.

  • Radiação

Radiação Ultravioleta, especificamente UV-B, vem se mostrando causa de catarata em estudo com animais e em estudo epidemiológicos com humanos.

  • Genética

A aparição de catarata na infância, por exemplo, está geralmente ligada aos fatores genéticos.

  • Drogas

O tabaco aumenta em duas vezes a chance de aparição da catarata. Enquanto para o álcool não se tem confirmação da relação com a catarata, uma vez que algumas pesquisas divergem na conclusão da relação.

Medicamentos como Corticosteroide podem induzir o desenvolvimento de catarata. Sintomas

  • Alteração na sensibilidade à claridade excessiva
  • Visão turva, opaca e nebulosa
  • Dificuldade de enxergar à noite
  • Visão Dupla
  • Problemas para distinguir formas e tons de cores

Tratamento


Atenção
A WIKI | Hatsu não é consultório médico nem farmácia
Se necessita de ajuda, consulte um profissional de saúde.
AS informações aqui contidas não têm caráter de aconselhamento.

O único tratamento para a catarata é a cirurgia para removê-la. Na cirurgia de catarata a lente natural, cristalino, é removida e substituída por uma lente sintética, chamada lente intraocular, sendo assim recuperada a transparência.

Prevenção


A prevenção pode ser feita através do controle das doenças que aumentam o risco de catarata bem como evitar os fatores que podem acelerar o processo, como tabaco e radiação UV-B. Usar óculos escuros quando estiver ao ar livre diminui a quantidade de raios ultravioletas que chegam aos seus olhos.

Entrevista Dr. Kleyton Barella


Artigos Relacionadas

catarata.txt · Última modificação: 2014/09/26 13:45 por hatsu